20120719

Tartaranhão-rabilongo (Circus macrourus)

ESPÉCIE: 000.127.
                      "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.13: - Circus:
02.1.13.08: - Tartaranhão-rabilongo (Circus macrourus).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

              O Tartaranhão-rabilongo (Circus macrourus) é uma ave de rapina migratória da família Accipitridae. Reproduz em partes do sul do leste da Europa e central da Ásia e nos invernos, migram principalmente para as partes da Índia e sudeste da Ásia. É um migrante muito raro da Grã-Bretanha e da Europa ocidental, embora notavelmente foi encontrado um juvenil no inverno em Norfolk, no inverno de 2002/3.
              Esta espécie é uma raça de raptor que reproduz em planícies abertas, pântanos e charnecas. No inverno é um pássaro de campo aberto.
              Este é um Tartaranhão típico, com asas longas realizadas em V raso em seu voo baixo. Também se assemelha a outros tartaranhão em ter plumagens distintas do sexo masculino e feminino apresentando dimorfismo sexual. Os adultos chegam a medir entre 40 a 48 cm de comprimento com uma envergadura de 95 a 120 cm. Os machos pesam 315 gramas, enquanto as fêmeas ligeiramente maiores chegam a pesar 445 gramas.
                  O macho é cinza esbranquiçado acima e branco abaixo, com estreitas listras de cor negras. Ele difere do Tartaranhão-galinha (Circus cyaneus) em seu menor tamanho, asas mais estreitas, de um pálido padrão de cor diferente a ponta da asa.
             A fêmea é marrom com branco acima da cauda e superiores, daí fêmeas e os juvenis são semelhantes freqüentemente chamados de "Ringtails". Nas partes superiores são lustre listrado de marrom. É melhor distinguida da fêmea Harrier Hen sobre a estrutura. É muito semelhante à fêmea do Harrier Montagu, mas tem secundários mais escuras e mais uniforme a partir de baixo.
              O Tartaranhão-rabilongo (Circus macrourus) caça pequenos mamíferos e lagartos e pássaros, surpreendendo-os como elas são levadas baixo sobre os campos e pântanos .
             O ninho desta espécie está no solo. Quatro a seis ovos esbranquiçados são colocados.
Fotos da Espécie:







Vídeos da espécie:




ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120719

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...