ESPÉCIE: 000.128.
"CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.13: - Circus:
02.1.13.09: - Tartaranhão-de-Reunião (Circus maillardi).
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: EN - Em Ameaças.
O Tartaranhão-de-Reunião (Circus maillardi) ou Tartaranhão-de-Reunião-do-pântano (Circus maillardi) é uma ave de rapina pertencente ao grupo de tartaranhões do pântano de aves de rapina. Agora, é encontrado somente no Oceano Índico, na ilha de Reunião, onde é conhecido localmente como opapangue ou jaune pied, porém o material fóssil de Maurício foi encaminhado a esta espécie. O Gavião-de-Madagascar (Circus macrosceles) de Madagascar e Ilhas Comoro foi anteriormente tratado como uma subespécie deste pássaro, mas está cada vez mais considerado como uma espécie separada.
Descrição:
É cerca de 42 a 55 cm de comprimento; a fêmea é de cerca de 3 a 15% maiores do que o macho. O macho tem uma cabeça enegrecida e com listra branca em volta. As partes inferiores e superiores e a garupa são brancas e a cauda é cinza. As asas são cinza e preto com uma borda branca. As fêmeas e jovens imaturos são marrom escuro com um traseiro branco e cauda barrada.
As aves são na sua maioria silenciosa, exceto durante a estação reprodutiva, quando eles dão uma chamada vibrante e ameaça, um canto de corte gemendo e rindo associadas ao chamado de alimentos.
O tartaranhão-de-Madagascar é maior e mais pálido, com asas longas e pernas compridas.
Ecologia:
É normalmente encontrado em florestas das zonas de montanha entre 300 e 700 m acima do nível do mar. Ele também visita os canaviais e pastagens. Hoje, sua dieta inclui muitos mamíferos introduzidos ( ratos e camundongose tenrecs), mas originalmente alimentados principalmente em aves e insetos. Tem uma série de adaptações que são incomuns entre harriers: grandes asas arredondadas para a caça entre as árvores e um pequeno tarso e garras longas, que são comuns entre as aves de rapina que se alimentam de outras aves. Produz entre janeiro e maio e coloca dois ou três ovos brancos.
Tem uma população estimada em 200-340 aves e tem sido avaliada como ameaçadas pela BirdLife International. Está ameaçada por destruição e perturbação do seu habitat e pela caça furtiva. Tornou-se uma espécie protegida em 1966 e seus números estão agora estáveis ou crescentes.
Taxonomia:
A espécie foi descrita em 1862 por Jules Verreaux. Ele deu o nome em homenagem a Louis Maillard, que mencionou o pássaro em um livro sobre a ilha.
Em 1893 Alfred Newton e Hans Gadow descrito tarsometatarsi, tíbias e metacarpos de um falcão chamado Astur alphonsi (rebatizado mais tarde Accipiter alphonsi e Circus alphonsi) de Maurício. Em 1958 James Greenway considerou este taxon como conspecific com o Harrier Pied. Um exame posterior dos ossos chegou à conclusão de que Astur alphonsi é realmente idêntico ao Circo maillardi, que ocorreu anteriormente, em Mauritius também, mas agora é extirpado.
Fotos da Espécie:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...