20120725

Tartaranhão-do-Oriente (Circus spilonotus)

ESPÉCIE: 000.133.
                      "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.13: - Circus:
02.1.13.14: - Tartaranhão-do-Oriente (Circus spilonotus).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

              O Tartaranhão-do-Oriente (Circus spilonotus) é uma ave de rapina pertencente ao grupo dos Tartaranhões do pântano, de ave de rapina. Foi anteriormente considerados da mesma espécie com a Tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus), mas agora é geralmente classificado como uma espécie separada. Tem duas subespécies: 

              Circus spilonotus spilonotus no leste da ÁsiaCircus spilonotus spilothorax (Papua Harrier, talvez uma espécie separada) em Nova Guiné

Descrição
              Ela é uma ave de 48 a 58 centímetros de comprimento com uma envergadura de 113 a 137 centímetros; como a maioria das aves de rapina, a fêmea é geralmente maior que o macho. O macho de plumagem é variável, normalmente a cabeça, peito, costas e asa-abrigos são pretas com listras pálidas. O resto da asa é cinzento com o dorso pretos e uma borda frontal branco. A cauda é cinza, a garupa é branco e as partes inferiores são brancos. 

              A fêmea é marrom escuro com listras amarela na cabeça e com a parte de baixo. A alcatra é muitas vezes esbranquiçado e a cauda tem barras escuras. As aves jovens são castanho escuros com lustre na cabeça e uma mancha pálida na parte de baixo.

              Geralmente é silenciosa, mas tem uma chamada miando que é mais frequentemente proferidas em locais de poleiro.

Distribuição Geográfica

              O Tartaranhão-do-Oriente (Circus spilonotus) são geralmente migratório além do Tartaranhão Papuan que é sedentária. O intervalo de reprodução abrange o nordeste da China, Mongólia e sudeste da Sibéria (a oeste até o Lago Baikal) com números pequenos no norte do Japão (Hokkaido e o norte Honshu). Há alguma sobreposição com Tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) em torno do Lago Baikal e ocorreu o cruzamento.

              A gama de invernada inclui sul da China, Taiwan, Coréia, sul do Japão, no nordeste da Índia, Bangladesh e Sudeste da Ásia ao sul até a Filipinas, Bornéu e Sumatra. Um grande número de pássaros migram ao longo da costa chinesa, com milhares de passagem através de sites como Beidaihe durante o outono.

Habitat
              Seu habitat preferido é o campo aberto, incluindo pântanos, arrozais e pastagens.

Dieta
              Enquanto a caça que voa baixo sobre o chão com as asas mantidas em um banco de areia em forma de V. Sua presa inclui pequenos mamíferos, pássaros e sapos.

Reprodução
              A época de reprodução começa em abril. O ninho é feito de varas e construído no chão, geralmente em um canavial. Quatro a sete ovos são colocados os quais são incubadas durante 33 a 48 dias. O jovem aves empluma após 35 a 40 dias.

Fotos: 15.
















Vídeos da Espécie:




ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120725

Um comentário:

  1. Adoro a natureza. Muito interessante o seu blog. Em Portugal a ave mais procurada infelizmente é o Pintassilgo. Não entendo como alguém é capaz de os tirar da natureza e por em minusculas gaiolas.
    Fique bem

    ResponderExcluir

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...