20120818

Águia Chilena (Geranoaetus melanoleucus)

ESPÉCIE: 000.144 (Confira a espécie 000.094)
"CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.20: - Geranoaetus:
02.1.20.1: - Águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus).
(Kaup, 1844)

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

               A Águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus) ou Águia-chilena (Buteo melanoleucus) é uma águia encontrada em regiões campestres e montanhosas. Sua área de distribuição inclui a Cordilheira dos Andes da Terra do Fogo até a Colômbia e Venezuela, expandindo-se daí para o Leste de modo a atingir o Norte da Argentina e Sul do Brasil, onde é tida como uma espécie rara e incluído na lista de animais ameaçados do IBAMA - mas não na da IUCN. É encontrada isoladamente em outras regiões brasileiras, como sudeste, centro-oeste e nordeste. Também é conhecida pelo nome de gavião-de-serra ou gavião-pé-de-serra.

              A Águia-chilena pode ser encontrada nas montanhas da Chapada Diamantina - Bahia, nomeadamente na Serra do Sincorá onde está localizado o Parque Nacional da Chapada Diamantina e na Serra Branca, município de Floresta do Navio, Pernambuco, onde há sua reprodução. Pode ser encontrada também, em reprodução, na Serra do Pará na Vila do Pará, no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE.

                   Esta espécie tem sido encontrada de forma relativamente abundante no Estado de Minas Gerais já há décadas, onde procura paredões rochosos para nidificar. Pode ser vista sobrevoando os céus da Serra da Canastra e também nas serras próximas às cidades de Lavras e São João Del Rei.

Características
              Atinge aproximadamente 68 cm de comprimento, possui quase dois metros de envergadura, dotada de asas compridas e largas e cauda curta.
               A Águia chilena é identificada no voo por sua cauda em forma de cunha curta que projeta-se mal em suas asas longas e largas. Plana muito próximo a áreas montanhosas onde fica por muito tempo planando a procura de comida, conhecida também como gavião-pé-de-serra.

Alimentação
              Essa ave apresenta poderoso e veloz voo, dotadas de grandes olhos, aspectos estes que auxiliam na caça às suas presas preferenciais como outras aves (Como, filhotes de joão-de-barro e andorinhões) , cobras e até mesmo pequenos animais como mamíferos e coelhos. Pode também comer carniça ocasionalmente.

Reprodução
             Constrói seu ninho em escarpas rochosas com galhos secos. Os filhotes são alimentados durante seus primeiros 4 ou 5 meses de vida, sendo que as águias dão preferência à utilização de apenas um mesmo ninho por toda vida.

Hábitos
           Habita montanhas rochosas e campos.

Distribuição Geográfica
                   Ocorre das Cordilheira dos Andes até o sul da Argentina. No Brasil pode ser encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Galeria de Fotos da Espécie:













Videos com a Espécie:









ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120818

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...