20120719

Tartaranhão-preto (Circus maurus)

ESPÉCIE: 000.129.
                      "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.13: - Circus:
02.1.13.10: - Tartaranhão-preto (Circus maurus).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: VU - Vulnerável.

              O Tartaranhão-preto (Circus maurus) é um tartaranhão de tamanho médio, de até 46 centímetros de comprimento, sendo uma ave de rapina pertencente à família Accipitridae, encontrado na Africa do Sul, Botswana e Namíbia.
              Quando empoleirada, a ave aparece todo preto. No entanto, em um voo pode ser notado as cores brancas no dorso e em suas asas, que se tornam bem visíveis. Sua morfologia são comparadas aos outros tartaranhões. Tem um corpo fino, asas estreitas e uma cauda longa. As plumagens dos machos e fêmeas são semelhantes. Os jovens filhotes tem uma cor lustre e as penas do peito manchada.

              Como os outros tartaranhões, nidificam-se no solo ou na vegetação alta dos pântanos. Ali constroem seus ninhos onde depositam de três a cinco ovos que são incubados em um período de 35 dias.

              O alimento desta espécie é composta principalmente de pequenos roedores e aves, como também de repteis que ocasionalmente compõe o seu cardápio.

              O maior número de casais reprodutores pode ser encontrado na província de Westem Cape, Africa do Sul. Nesta área agregam poucas colônias em torno das zonas temperadas da costeira. É suspeita que haja sobreviventes em Namíbia, porém, nada confirmado.

              A população do Tartaranhão-preto diminuiu muito nos últimos anos, chegando para menos de 1.000 aves até ser classificada como Vulnerável, apesar de haver uma grande área de nidificação. Isto é devido à destruição de seu habitat de reprodução original, como matagal natural da África do Sul, os fynbos, que tem sido muito reduzida ao ser invadida por culturas de cereais e de expansão urbana.

Fotos da Espécie:







Vídeos da Espécie:



ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120719

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...