20120418

Falcão-cuco-africano (Aviceda cuculoides)

ESPÉCIE: 000.068
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.05: - Aviceda:
02.1.05.1: - Falcão-cuco-africano (Aviceda cuculoides)
Swainson, 1837
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC Pouco Preocupante. 

             O Falcão-cuco-africano (Aviceda cuculoides) é de médio porte raptor da família Accipitridae se assemelham a um cuco comum, encontrada na África Subsaariana e ao longo das regiões orientais da África Austral. Prefere floresta densa e floresta tanto de árvores nativas ou exóticas. 

Em voo: 
                   É um solitário e principalmente covarde pássaro, voando entre as árvores desliza em curtas com asas erguidas, mergulhando-se no final de deslizamento e empoleirar-se. Encontra-se geralmente a caça na grama e vegetação rasteira, permanecendo ainda por um tempo e então se mover para um novo local. Sua dieta consiste principalmente de insetos, com uma preferência por gafanhotos, mas também leva cobras e lagartos pequenos, assim como aves e roedores. 

Nidificação: 
              Ocorre de setembro a fevereiro, e consiste de uma plataforma de galhos frondosos, construídas por ambos os sexos na folhagem superior de uma árvore de altura e localizado entre 10 a 25 metros acima do solo, os eucaliptos elevados, muitas vezes são favorecidos. A ninhada é de 02 (raramente 03) ovos de cor branco giz, com manchas marrom-avermelhadas. A incubação é de ambos os sexos ou somente feminino e tem a duração de 32 a 33 dias. Os filhotes permanecem ao ninho por cerca de um mês e são alimentadas por ambos os pais.

Videos da Espécie:
Nenhum vídeo foi encontrado, sobre esta espécie.

Fotos da Espécie:




ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120418

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...