20120416

Aguia-Verreaux (Aquila Verreauxii)

ESPÉCIE: 000.065
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.03: - Aquila:
02.1.03.15: - Águia-negra-africana (Aquila verreauxii).
Lesson, 1830
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante. 

             A Águia-de-Verreaux (Águia Verreauxii), alternativamente conhecida como Águia-negra (que faz confusão com a Águia-negra-da Ásia), é uma grande ave de rapina. Esta Águia vive em regiões montanhosas e regiões de montanhas do Sul e Leste da África (estendendo-se marginalmente em Chade), e muito localmente na Ásia Ocidental. 

Descrição: 
              Seu tamanho é de 75 a 96 centímetros de comprimento. Os machos pesam de 03 a 4,200 Kg. E as fêmeas pesam de 3,100 a 5,800 kg. Ele tem uma envergadura de 1,81 a 2,20 metros. Trata-se de preto com um “V” distinto marcado em branco nas costas. Os filhotes jovens são geralmente de uma coloração marrom claro a marrom escuro com a coloração da cabeça em preto. Estruturalmente é muito parecido com a Águia-real – (Aquila chrysaetos), do hemisfério norte e o Águia-audax – (Aquila audax), da Austrália. 

Alimentação: 
            É um caçador especialista de hyraxes (ou dassies). O tamanho do seu território frequentemente inversamente reflete o tamanho da população hyrax local. Ocasionalmente, ele é predador de aves terrestres, como as pintadas (Cocás ou galinhas-da-Angola) ou Francolino e mamíferos de tamanho semelhante ao hyraxes, como grandes roedores. Há relatos que indicam que o Águia-de-verreaux também ataca macacos, pequenos antílopes e raramente sobre répteis e carniça. Ele caça suas presas por swooping em torno dos cantos das falésias e, portanto, surpreende a presa pelo seu surgimento súbito. Ele também se inclina a partir de um poleiro, embora este método usado com menos frequência. Um casal de Águia-verreaux pode caçar cooperativamente. Está Águia em poucas frequências, pode roubar alimentos de outras aves de rapina, incluindo Quebra-ossos e outras Águias. 

Reprodução: 
              É muito territorial e muitas vezes podem ser visto com outra Águia-verreaux, com quem acasala para a vida. A dupla vai colocar dois ovos de cor creme, quatro dias de intervalo, no Outono, e estes eclodem aproximadamente 45 dias depois. Na África Austral a época de reprodução estende-se de Abril a junho, por vezes, em agosto. Seu ninho é uma plataforma de varas e ramos que forma um ninho enorme no formato de plataforma. O diâmetro do ninho é cerca de 1,50 a 2,00 metros. A grande tigela de diâmetro de 30 a 40 centímetros é forrada com folhas verdes. O ninho é normalmente localizado em uma borda do penhasco, raramente em uma árvore. O local do ninho é geralmente marcado por uma pintura branca, que é formado por excrementos das aves. O nome homenageia o naturalista francês Jules Verreaux que visitou o Sul da África no inicio do século 18.

Videos da Espécie:


Fotos da Espécie:






                   Esta Águia-Verreaux fêmea (foto à direita); tinha ido perto da borda de nidificação de um casal de Falcão-Lanner. O Lanner feminina levou para a ala, ganhou altura, em seguida, abaixou-se batendo a águia na parte de trás da cabeça, que parecia doloroso! O Lanner voltou para um segundo ataque e como ela chegou perto a Águia virou de costas e indicou claramente que ela não iria ser atingida por uma segunda vez!


ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120415

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...