20120922

Águia-de-Sanford (Haliaeetus sanfordi)

ESPÉCIE: 000.162
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes;
02.1: - Accipitridae;
02.1.25: - Haliaeetus;
02.1.25.6: - Águia-de-Sanford (Haliaeetus sanfordi)
Mayr, 1935
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: VU - Vulnerável

           A Águia-de-Sanford (Haliaeetus Sanfordi) ou Águia-marinha-de-Sanford (Haliaeetus sanfordi) ou ainda Águia-pesqueira-de-Sanford (Haliaeetus sanfordi) ou Águia-Salomão (Haliaeetus sanfordi), é uma Águia endêmica das Ilhas de Salomão. 
                  A Águia-marinha-de-Sanford é o nome preferível, para distinguir das demais espécies do Gênero Haliaeetus

                A espécie foi descrita em 1935 por Ernst Mayr, que percebeu que os observadores anteriores tinha esquecido ela, pensando que era um filhote jovem da Águia-do-ventre-branco (Haliaeetus leucogaster)


Descrição
                 A Águia-de-Sanford (Haliaeetus sanfordi) foi descoberto por Ernst Mayr e nomeado após pelo Dr. Leonard C. Sanford, um administrador para o Museu Americano de História Natural. A primeira descrição foi por Ernst Mayr em 1935. Ela pode atingir um comprimento entre 70 a 90 centímetros e um peso entre 1,1 a 2,7 kg. A envergadura está entre 165 a 185 centímetros. É o único grande predador sobre as Ilhas Salomão. As águias habita as florestas costeiras e lagos, até uma altitude de cerca de 1500 metros de altitude.

                 A plumagem é castanho a castanho esbranquiçado claro na cabeça e no pescoço. As partes de baixo são marrom ao marrom avermelhado e marrom escuro. As partes superiores são marrom escuras ao cinza-preto. Os olhos são castanhos brilhantes. Exclusivamente entre as águias-marinhas, esta espécie tem uma cauda totalmente escuro ao longo de sua vida.

                     A época de reprodução é de agosto a outubro. O ninho consiste de dois ovos.
              A dieta consiste principalmente de Tideline carniça, peixes, moluscos, caranguejos, tartarugas e serpentes do mar, e, mais raramente, aves e morcegos frugívoros arrancado à floresta tropical dossel. Também foi relatado que pode alimentar de forma oportunista dos Cuscus Norte comuns.

                 Ela forma uma superspecies com a White-bellied Sea Eagle. Como em outros pares de espécies de águias-marinha, a outra taxon é de cabeça branca. Estes dois parece que são geneticamente muito próximos, suas linhagens separadas não há mais tempo do que um mya (1.000.000 de anos), provavelmente apenas no Pleistoceno Médio. Alguns 100.000 anos atrás. Tanto um escuro bico, as garras, e os olhos com a outra Águia-marinha-Gondwana.
              Esta águia é muitas vezes ilustrado em selos postais das Ilhas Salomão.

Galeria de Fotos da Espécie







ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120922

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...