20120803

Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus)

ESPÉCIE: 000.137.
                       "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.16: - Elanus:
02.1.16.2: - Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

               O Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) é uma ave de rapina pertencente à família Accipitridae. Também chamado de Elanio-azul (Elanus caeruleus) ou Elanio-comum (Elanus caeruleus).
                  Tem um comprimento aproximado de 33 centímetros e uma envergadura de 78 centímetros. Tem a cabeça especialmente grande e projetada para a frente, face branca e máscara preta em torno dos olhos. Asas longas e com "dedos", ao contrário do peneireiro-vulgar. O adulto tem o dorso cinzento claro, as supra-alares pretas, a parte inferior toda branca e a ponta inferior das asas são pretas. Quando pousado, visto de frente, parece completamente branco. Os juvenis tem a parte superior manchada de castanho mas já apresenta as asas cinzentas.

              Habita espaços abertos e semi-desérticos, especialmente na África sub-saariana e Ásia tropical, mas aparece com regularidade na Europa e em especial na Península Ibérica
                Faz o ninho em árvores. O ninho é uma plataforma flexível de galhos em que 3 ou 4 ovos são colocados. O maior esforço da construção do ninho cabe à fêmea, o macho também a ajuda. Os ovos são brancos creme com manchas de vermelho profundo. Ambos os pais chocam os ovos, tanto a fêmea quanto o macho, mas quando os ovos eclodem e os filhotes nascem, o macho passa mais tempo em busca de alimento. As fêmeas inicialmente busca alimentar os filhotes, as vezes caçando próximo do ninho, mas também vão receber alimento do macho.
                    Depois desse acontecimento os pássaros jovens continuam a ser dependente de alimentos dos pais, principalmente do macho por cerca de 80 dias, inicialmente a transferência de alimentos no poleiro e mais tarde no ar.
                        Sua dieta inclui gafanhotos, grilos e outros insetos grandes, lagartos e roedores. Pássaros feridos, pequenas cobras e sapos também estão incluído em seu cardápio. Seu voo lento é bem parecido com o Tartaranhão, mas vai pairar como uma Kestrel. Tem em raras ocasiões, registros de caça em voo. Poleiros favoritos são usados para a caça e para a alimentação, mas a grande maioria de suas caças podem ser manipuladas no chão. No Sul da África, eles parecem favorecer de animais acidentados nas estradas para a alimentação, e as vezes são mortos por colisões com veículos.

                       Esta ave utiliza de poleiro comunitariamente com grupos de 15 a 35 (números maiores na Europa) convergindo em uma grande árvore frondosa. Eles são extremamente silenciosos e as chamadas gravadas incluem um guincho agudo ou um apito suave. Eles chamam um monte principalmente durante a época de reprodução. 
                Uma espécie foi gravado com parasita das espécies  Nematóide (Physaloptera acuticauda), foi gravado na África do Sul.

Galeria de Fotos da Espécie:































Vídeos da Espécie:







ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120803

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...