ESPÉCIE: 000.123.
"CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.13: - Circus:
02.1.13.04: - Tartaranhão-do-banhado (Circus buffoni).
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.
O Tartaranhão-do-banhado (Circus Buffoni), ou ainda: Gavião-do-banhado, ou Tartaranhão-do-brejo (Circus buffoni) é um gavião paludícola, uma ave de rapina, da Família Accipitridae. e Conhecido também como Gavião-do-Alagado. É uma espécie em estado de extinção no sudoeste do país pela perda de habitat.
Características:
Esta Ave mede entre 46 a 60 centímetros de comprimento. Inconfundível ave paludícola de asas e cauda extremamente compridas.
Alimentação:
Caça anfíbios, mamíferos, pássaros chocando no ninho com seus ovos e filhotes, e outros pequenos animais. Consta que consome ovos de outras aves voando sobre áreas úmidas paludosas como o Tartaranhão-cinzento (Circus cinereus). Foi observado consumindo ovos da mareca-de-cabeça-preta (Heteronetta atricapilla). Até captura o quiriquiri (Falco sparverius) em áreas campestres, começando a devorá-los pela cabeça. caça em bandos esparsos (no caso 3) nos amplos banhados do Depto de Rocha. Planam a meia altura (de 1 a 5 metros), com movimentos de asas elegantes que serviam mais para corrigir o voo. Concentram-se na caçada com os olhos fixos no solo, não se incomodando muito com a presença humana. Ao avistar a presa com um movimento rápido de mergulho e quase vertical, atiram-se e capturam a presa com uma das patas, logo matando-a com o bico. Ao aproximarmos, permanecem em posição defensiva de proteção da caça (abaixados com as asas acobertando a presa). Caso chegar-se a distância de 15 metros de distância, alça voo com a presa nas garras, procurando manterem-se em distância segura. Eles também comem Quero-quero, quando sobrevoam possivelmente seu território.
Reprodução:
Nidifica-se no solo, entre a vegetação da área alagada. O ninho é construído com grama e com a própria vegetação da área. Posturas de 3 a 5 ovos. As espécies do gênero costumam apresentar um comportamento poligênico.
Hábitos:
Localmente migratório ocorre nos mesmos habitats que o Tartaranhão-cinzento (Circus cinereus) no Sul, como banhados e arrozais, também ocorre ao longo da orla marítima e campos, cerrados do interior do país.
Distribuição Geográfica:
Está presente em grande parte do Brasil, com excessão dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Também ocorre nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Fotos da Espécie:
Vídeos da Espécie:
ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120715
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...