20120703

Águia Cobreira do Ocidente (Circaetus cinerascens)

ESPÉCIE: 000.115.
                     "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.12: - Circaetus:
02.1.12.2: - Águia-Cobreira-do-Ocidente (Circaetus cinerascens).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

                 A Águia-cobreira-do-Ocidente, ou ainda: Águia-cobreira-ocidental (Circaetus cinerascens), é uma ave de rapina africana, marrom-acinzentada, de cauda curta e cabeça grande. Os filhotes desta espécie são mais claros do que os adultos, com suas penas com uma borda branca. A cabeça, o pescoço e o peito são escuros e listrados. As partes inferiores são de cor branca com listas marrons claros, principalmente coxas e barriga. Nos mais velhos podem ser tudo marrom-cinza-escuro, sem qualquer listras diferentes. Os olhos, ouvido e pernas, nesta espécie, são amareladas.

Habitat:
             A Águia-cobreira-ocidental vive em florestas, principalmente ao longo dos rios, mas evitam as florestas mais densas. A Águia-cobreira-do-Ocidente faz seus ninhos e reutilizam no próximo ano, reconstruindo para criar sua prole.

Comportamento:
      A Águia-cobreira-do-Ocidente (Circaetus cinerascens), caça principalmente cobras, mas também vive de outros pequenos vertebrados, emboscando a partir de um poleiro. Eles voam do poleiro para a folhagem, tronco ou solo. Esta espécie é uma ave solitária e muito oculta. Devido ao seu estilo de vida sedentária, são muitas vezes detectadas apenas pelo seu chamado. Possuem uma bela crista.

Distribuição geográfica:
              Eles são encontrados na África nos trópicos do norte, ao Leste do Senegal e Gâmbia pela Etiópia e dali para o Sul até o Sul da Angola e do Zimbabwe, principalmente a oeste do Vale do Rift, mas são ausentes em grande parte das florestas de várzea do oeste equatorial. Eles habitam as bordas das florestas. Esta é uma espécie rara que muitas vezes é difícil de detectar. Sua distribuição é desigual e é vulnerável a perda do seu habitat ribeirinho. Alimenta-se principalmente de répteis e anfíbios que captura tanto no solo como em árvores.

Voo:
             A Águia-cobreira-do Ocidente, por vezes, chega a soar, ao mesmo tempo que chama acima do cânone. Eles prefere um alto e estridente chamado: Kok, kok, kok, kok, kok.

Reprodução:
             Os ninhos da Águia-cobreira-do-ocidente são construídos entre os cipós e folhagens. Eles constroem um ninho fabricado de varas e ramos bem oculto no meio das folhagens. A fêmea coloca apenas um único ovo. A incubação pode durar de 35 a 55 dias, que são chocados principalmente pela fêmea. Os filhotes estarão empenados após um período de 10 a 15 semanas.

Fotos da Espécie:




Vídeos da Espécie:


ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120703

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...