ESPÉCIE: 000.042
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:02.1: - Accipitrídeos:
02.1.01: - Accipiter:
02.1.01.42: - Gavião-miúdo (Accipiter striatus)
Viellot, 1807 ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.
O gavião-miúdo (Accipiter striatus), do gênero Accipiter é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae. Também conhecido como gaviãozinho.
Características:
As fêmeas medem 30 cm de comprimento com um peso de 145 a 215 gramas. Os machos medem 27 cm e pesa cerca de 90 a 125 gramas. Possui flancos e calções ferrugíneos uniformes. Como são comuns nas aves de rapina, as fêmeas desta espécie são maiores do que os machos (estes tem o porte um pouco maior que um sabiá) possuem a cauda e dedos muito longos.
Alimentação:
Apesar de pequeno não hesita em atacar uma presa maior, os pássaros são sua dieta habitual, caça a partir de um poleiro, mas ele é bastante ágil, pode perseguir sua presa voando entre as árvores, com alta velocidade.
Reprodução:
Bota de dois a cinco ovos, o período de incubação é de 30 a 35 dias. Uma de suas maneiras de caça é ficar em um poleiro escondido entre a vegetação, de onde localiza a presa, de onde decola em perseguição de sua vítima.
Hábitos:
Vivem em florestas e matas. Apesar de viver oculto nas matas e bosques, ele voa abertamente de uma mata a outra também.
Distribuição Geográfica:
Ocorre da América do Norte até Argentina, no Brasil central e merídio oriental, até o Rio Grande do Sul. É muito conhecido no Estado de Minas Gerais.
Vídeos da Espécie:
Fotos da Espécie:
ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120402
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...