20120520

Falcão-adivinho (Buteo augur)

ESPÉCIE - 000.083
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.08: - Buteo:
02.1.08.06: - Falcão-adivinho (Buteo augur)
Ruppell, 1833
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante

O Falcão-adivinho (Buteo augur) é uma ave de Rapina africana, de 55 a 60 cm de comprimento. A taxonomia sobre esta espécie é confusa, com alguns, taxonomistas considerando esta espécie, o Falcão-chacal - (Buteo rufofuscus), e o Falcão-arqueiros - (Buteo archeri) a ser os mesmos super especies. Muitos taxonomistas consideram que todos eles sejam distintos, com chamadas diferentes, intervalos diferentes em casa e variações na plumagem. Esta é uma espécie de montanhas (mais tipicamente em cerca de 2000 metros de altitude, mas até 5000 metros), e cerrado adjacente e pastagens. É residente e não-migratório em todo o seu alcance. Normalmente é encontrado a partir de Etiópia para o sul da Angola e central da Namíbia.

Descrição:
              O Falcão-adivinho (Buteo augur) adulto é uma ave que tem uma impressionante plumagem. É quase preto acima com uma cauda ruiva. As penas de vôo primárias são pretas e os secundários esbranquiçados, ambos barrados com preto. Abaixo do queixo e em torno da garganta é principalmente branco, e as partes restantes são recobertas e são muito ruivas. As penas de voo na parte de baixo são brancas, com as ponta pretas se formando uma borda escura à direita.

                O Falcão-adivinho (Buteo augur) juvenil é principalmente marrom acima e abaixo ruivo com um marrom na cauda. Ela pode ser confundida com o (Buteo Búteo) Águia-de-asa-redonda , mas tem asas mais amplas e uma extensão maior.

O Falcão-adivinho adulto tem seus lados brancos sobre as asas. A fêmea tem preto na parte inferior da garganta. Os juvenis são marrom acima e amarelo abaixo, em partes, mais tarde vão se tornar branco. Existe uma forma de melânica Falcão-adivinho, todo preto, exceto por cinza e barrados preto nas penas de vôo e uma cauda castanha. Cerca de 10% das aves são melânica, mas a proporção sobe em áreas florestais com alta pluviosidade de até 50% em algumas áreas.

Comportamento:
Os casais têm ruídos e exibe voos aéreos, inclusive fora da época de reprodução. O ninho é feito com varas grande (até 1 m de largura) é construído em uma árvore ou num rochedo, e muitas vezes é reutilizado e ampliado em épocas posteriores. Compostos de dois belos ovos creme ou azulados e brancos, são postos e incubados pela fêmea só, apesar de que o alimento é levado a ela no ninho pelo macho.

                  Os ovos eclodem em cerca de 40 dias, e depois de mais 56 a 60 dias, os filhotes pode tentar o voo. Aos 70 dias, eles tornam-se independente do ninho, mas as aves jovens podem então ser visto com o par de adultos durante algum tempo.

              A dieta do Falcão-adivinho (Buteo augur) é basicamente de mamíferos terrestres, principalmente pequenos, mas as cobras, lagartos, pássaros terrestres, insetos pequenos em que matam nas e estradas, também são levados. Normalmente, o raptor cai sobre a presa de um galho ou poleiro.

FOTOS DA ESPÉCIE:




VÍDEOS DA ESPÉCIE:
                    Nenhum Vídeo foi localizado até o momento.

ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120520

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...