ESPÉCIE: 000.058
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:02.1: - Accipitrídeos:
02.1.03: - Aquila:
02.1.03.08 - Águia-indiana-manchada (Aquila hastata)
Lesson, 1834
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: VU – Vulnerável.
A Águia-indiana-manchada (Aquila hastata) é uma grande ave de rapina do sul da Ásia. Como todos os típicos Águias, que pertence à família Accipitridae. As águias típicas são frequentemente unidas com os Buteos e águias do mar e outras Accipitridae, mas, mais recentemente, parece que eles são menos distintos dos mais finos falcões accipitrídeo.
A Águia-indiana-manchada é cerca de 60 cm de comprimento e tem uma envergadura de 150 cm. É a cabeça larga, com o maior bico de todas as águias manchado. Esta espécie tem uma coloração mais clara em geral em relação aos seus parentes, com um tom mais escuro da íris que faz os olhos parecerem mais escura do que a plumagem (e não o contrário como no norte manchado águias). Adulto pode ser dito para além da Águia manchado maior pela sua cor mais clara, olhos mais escuros e as preferências habitat (ver abaixo). Após cerca de três ou quatro meses, os filhotes são marrom brilhante com as dicas da cabeça e do pescoço penas sendo cremoso e dando uma aparência manchada. Os abrigos superiores da cauda são marrom claro com branco, dando uma aparência barrado. Os abrigos medianos têm grandes manchas cremosos. Depois de cerca de dezoito meses a ave ocorrência de ecdises e torna-se um tom mais escuro e tem menos pontos. Alguns jovens mais velhos, ao contrário das espécies menores e maiores, não são fortemente manchados em tudo, fazendo com que o nome comum um pouco enganador, e também falta da mancha na nuca lustra o juvenil.
Distribuição e habitat:
A Águia-indiana-manchada é nativa, em Bangladesh, Índia, Mianmar e Nepal, onde ele prefere subtropical e florestas secas tropicais em plantações e terras aráveis. É vagabundo no Paquistão. No Nepal, que é residente e reprodução em Chitwan e Nacional Bardia Parks, em Sukla Phanta e Reservas Koshi Tappu selvagens e em algumas áreas desprotegidas no Terai. Na Índia, é distribuído com parcimônia ao longo das planícies do Ganges, no leste até Manipur, em Madhya Pradesh e sul de Orissa, mas no sul limitado a Kotagiri e Mudumalai, distrito Nilgiris, Tamil Nadu e Tumakuru, Karnataka.
Esta espécie pode muitas vezes ser abordada muito de perto para uma grande ave de rapina. Ao contrário ao maior que é um visitante de inverno para as zonas úmidas da Índia, esta espécie não apresenta qualquer afinidade especial por habitats de zonas úmidas.
Taxonomia e evolução Sistemática:
A Águia-indiana-manchada foi anteriormente considerada como o residente do leste subespécie do Spotted Lesser Águia, mas tem se mostrado bastante distinta e facilmente separáveis por morfológicas e comportamentais, ecológicos e de sequência de DNA de dados. A linhagem indiana parece ter divergido por volta de meados do Plioceno, talvez cerca de 3,6 milhões de anos atrás, a partir do ancestral comum do Menor e Maior Águia manchada. O "proto-Spotted Eagle" provavelmente viveu na região geral do Afeganistão, sendo dividido em um norte e uma linhagem sul quando ambas os geleiros e desertos avançaram na Ásia Central, como a última idade do gelo começou.
As Águias manchadas como um grupo é bastante distinto dos membros típicos de Aquila, as “águias verdadeiras”. Eles provavelmente vão ser separados em Lophaetus, Ictinaetus ou um gênero próprio no futuro próximo.
Fotos da Espécie:
ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120410
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...