A CLASSE DAS AVES
ORDEM PSITTACIFORMES
FAMÍLIA PSITTACIDAE
GÊNERO ARA
Arara-de-testa-vermelha (Ara rubrogenys) - Lafresnaye, 1847.
A Arara-de-testa-vermelha (Ara rubrogenys) é um Arara endêmica de uma área semi-desértica e pequena, montanhosa da Bolívia, Brasil É altamente ameaçada de extinção, e lá só pode ser vista de 150 ou mais pássaros na natureza, que tem sido sucesso criados em cativeiro, e está disponível, se não comum, como um animal de estimação.
Descrição
A Arara-de-testa-vermelha com uma faixa de 55 a 60 cm de comprimento. É principalmente verde, e tem a testa vermelha, uma mancha vermelha sobre as orelhas e um vermelho para laranja na parte superior da asa. Tem uma área da pele em torno dos olhos rosado estendendo-se para o bico. Tem vermelho na curva das asas e penas azuis nas penas primárias da asa.
Habitat
A Arara-de-fronte-vermelha é nativa de uma pequena área montanhosa do centro-sul da Bolívia situado a cerca de 200 km a oeste de Santa Cruz, no departamento de mesmo nome, onde o clima é semi altitude de médio deserto. A vegetação natural é composta principalmente de cactus (grande e pequeno) e árvores espinhosas e arbustos. O clima é semi árido , com noites frias e dias quentes. Chuvas vem em raras tempestades fortes. É incomum, pois a arara é a única a habitar essa zona climática. Mais as araras criam seus ninhos em buracos de árvores de grande porte, porém neste local não há árvores muito grandes em sua faixa de modo que são obrigadas a criar seus ninhos em fissuras de penhascos verticais. A ave foi capturada para o tráfico de animais no passado e morto por agricultores locais, porque incursões destruíam suas culturas.
Fotos: 15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...