20120622

Falcão-havaiano (Buteo solitarius)

ESPÉCIE: 000.104.
                     "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.08: - Buteo:
02.1.08.27: - Falcão-havaiano (Buteo solitarius).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: NT - Pouco Preocupante.

         O Falcão havaiano (Buteo solitarius), é uma ave de rapina do gênero Buteo endêmico de Hawaí. O gênero Buteo tendem a ser facilmente reconhecido por seus corpos volumosos em relação ao seu comprimento total e envergadura. o Falcão havaiano é nativo somente no Hawaí, porém há evidências que habitavam a ilha de Hawaí, ilha Moloka, o ahu, e a ilha kaua ao mesmo tempo.
           Hoje, ele é conhecido por produzir só na ilha Grande em povoamentos de nativos Uhi um Lehua (Metrosideros polymorpha) árvores. A espécie é protegida como uma espécie em extinção no Estados Unidos. No entanto, o IUCN classifica a espécie como Quase Ameaçada.

Aparências:
O Falcão-havaiano (Buteo solitarius) mede aproximadamente 40 centímetros de comprimentos. A fêmea que pesa cerca de 605 gramas, sendo um pouco maior que o macho, que em média pesa 441 gramas. Ha duas fases de cor existentes: uma fase escura (cabeça marro escura, peito é clara), e uma fase de cores mais claras (cabeça escura, peito claro). Os pés e pernas do adulto são amarelados, enquanto dos filhotes são esverdeados.

Adaptações:
A adaptação do Falcão-havaiano (Buteo solitarius) é que as cores do seu corpo camuflam-se entre as árvores e plantas, e eles tem possuem grandes garras que utilizam para pegar peixes.

Ameaças:
            As ameaças  comuns ao Falcão havaiano são tiroteios ilegais, a degradação de seu habitat na floresta nativa, envenenamentos, colisões de veículos, fome e predação de outros animais, como da Águia-dourada (Aquila chrysaetos).

Estilo de Vida:
                Este Falcão solitário permanece em defesa de seu território durante todo o ano. Eles constroem seus ninhos de Março a Setembro, e depositam apenas um ovo, mas podem colocar até três, com raridade, em uma única ninhada. A fêmea faz a maioria da sessão durante os 38 dias de incubação, enquanto o macho faz a maioria da caça. Depois que o ovo é chocado, a fêmea só permite que o macho visite, quando para entregar comida para o ninho. O filhote adquiri plumagem após sete ou oito semanas. Cinquenta a setenta por cento das ninhadas criam seus filhotes com sucesso.
                     O Falcão-havaiano geralmente caça a partir de uma posição estacionária, mas também pode mergulhar diretamente de um poleiro atacando sua presa no ar. Ele se alimenta de ratos, pássaros pequenos, animais roedores, grilos e louva-deus, centopeias e lacraias e ocasionalmente vermes. Ele também irá alimentar o corvo havaiano, um pássaro havaiano que é extinta na natureza. Eles são predadores oportunistas e são versáteis em seus hábitos alimentares. Eles tem uma chamada estridente e aguda, muito parecido com o seu nome havaiano: "eeeh-oh". Eles são muito barulhento durante a época de reprodução.

                   O Falcão-havaiano era um simbolo real na lenda havaiana, e é as vezes chamado de "Iolani" ou "Falcão Exaltado", que era o nome de Kamehameha IV e do Palácio Iolani.


Fotos da Espécie:






Vídeos da Espécie:




Wallpappers - 120622:


ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120622

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...