20120620

Falcão-chacal (Buteo rufofuscus)

ESPÉCIE: 000.102.
                     "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.08: - Buteo:
02.1.08.25: - Falcão-chacal (Buteo rufofuscus).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

             O  Falcão-chacal (Buteo rufofuscus) é uma ave de rapina africana de 45 a 55 centímetros de comprimento. A taxonomia sobre esta espécie é confusa, e alguns taxonomistas o considerando esta espécie com o Falcão-arqueiros (Buteo archeri) e o Falcão-adivinho (Buteo augur), deduzindo serem os mesmos, superspecies. Muitos taxonomistas consideram que todos eles sejam distintos, com chamadas diferentes, intervalos diferentes em casa e variações na plumagem. Esta é uma espécie de montanhas, e a savana e pastagens adjacente. É residente e não migratório em todo o seu alcance.

Descrição:
             O Adulto Sul Africano Falcão-chacal (Buteo rufofuscus) é impressionante em sua plumagem. É quase preto acima com uma cauda ruiva. As penas de voo primárias são pretas e as secundárias esbranquiçadas, ambas barradas com preto. Abaixo do bico e em torno da garganta é de cor principalmente castanhada com o resto das partes inferiores são muito ruivas. As penas das suas asas são brancas na parte de baixo, com as pontas pretas, formando uma borda escura alada para a direita. O filhote do Falcão-chacal é de cor marrom, principalmente nas partes superiores e ruivo por baixo com marrom na cauda.
                A chamada do Falcão-chacal pode ser descrita como um: Weeah ka-ka-ka, semelhante ao do Chacal-preto (canis mesomelas), daí a origem de seu nome. É também uma reminiscência da chamada do Falcão americano Falcão-vermelho-atado (Buteo jamaicensis).

Comportamento:
           Os casais tem chamados ruidosos e exibem-se em voos, inclusive fora da época de acasalamento para reprodução. O ninho é feito com varas grandes, (de até 1 metro de largura), sendo construído em uma árvore ou em um rochedo, e na maioria das vezes são reutilizados e ampliados nas próximas proles. Sua ninhada é compostas por dois ovos de coloração creme  azulada ou brancos, que são postos e chocados exclusivamente pela fêmea, que é alimentada pelo macho neste período.
              Seus ovos eclodem em períodos de quarenta dias, e após mais 56 a 60 dias seus filhotes já podem iniciar o voo. Aos 70 dias, eles tornam-se independentes do ninho, mas permanecem recebendo alimentos do casal por algum tempo ainda.

Alimentação:
          A dieta do Falcão-chacal (Buteo rufofuscus), é mamíferos terrestres, e principalmente os mais pequenos, e ainda cobras, lagartos, pássaros terrestres, e pequenos insetos das estradas que são capturados e levados ao ninho. Geralmente o caçador mergulha em um voo em captura de sua presa, a partir de um poleiro em um galho, de onde fica a espreita.

Fotos da Espécie:




Vídeos da Espécie:




Wallpappers - 120621:


ORNITOLOGIA

Jisohde G. Posser
120621

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...