Ordens das Aves:

20120923

Águia-africana (Haliaeetus vocifer)


ESPÉCIE: 000.163
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes;
02.1: - Accipitridae;
02.1.25: - Haliaeetus;
02.1.25.7: - Águia-africana (Haliaeetus vocifer)
Daudin, 1800
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante

                A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) ou - para distingui-lo dos verdadeiros águias peixes (Ichthyophaga), o Africano águia de mar - é uma grande espécie de águia que se encontra em toda a África subsaariana onde quer que grandes massas de águas abertas ocorrer que ter uma fonte de alimento abundante. É o pássaro nacional do Zimbabwe e Zâmbia.

             Esta espécie pode ser semelhante ao da águia calva na aparência, embora relacionado, cada espécie ocorre em diferentes continentes, com o residente Águia estar na América do Norte.

Nomes comuns
               Como resultado de sua grande variedade, é conhecido em muitas línguas. Exemplos de nomes incluem: Águia-marinha em Português; Aigle Pêcheur em francês; Hungwe em Shona, e Inkwazi em Zulu

Taxonomia
              Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é uma espécie colocada no Gênero Haliaeetus (águias-marinhas). A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é  o parente mais próximo de Águia, que parece ser criticamente ameaçada Águia-marinha-de-Madagascar (Haliaeetus vocifer). Como todas as águias-marinhas, pares de espécies, esta consiste em uma espécie de cabeça branca (A Águia-africana (Haliaeetus vocifer)) é uma águia de cabeças. Estes são uma antiga linhagem de águias do mar, e como tal têm garras, bicos escuros e olhos. Ambas as espécies têm pelo menos, a cauda parcialmente brancas ainda como juvenis.
                O nome científico é derivado do Haliaeetus, Nova América para "águia de mar" (do grego haliaetos), e vocifer é derivado de seu nome original do gênero, assim chamado pelo naturalista francês François Levaillant, que o chamou de "o vociferante um '.

Descrição
                A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é uma grande ave, e a fêmea, chega a pesar de 3,2 a 3,6 kg é maior do que a do sexo masculino, com 2 a 2,5 kg. Isso é típico de dimorfismo sexual em aves de rapina. Os machos geralmente têm uma envergadura de cerca de 2 m, enquanto as fêmeas têm envergadura de 2,4 metros. O comprimento do corpo é 6,3 a 7,5 metros. O adulto é muito diferente na aparência com um corpo principalmente marrom e grandes, poderosos, asas negras. A cabeça, peito e cauda da águia-marinha-africana são branco neve, com exceção do rosto penas, que é amarelo. Os olhos são de cor marrom escuro. O bico em forma de gancho, ideal para um estilo de vida carnívoro, é amarelo com uma ponta preta. A plumagem do juvenil é de cor marrom, e os olhos são mais pálida em comparação com o adulto. Os pés têm solas ásperas e estão equipados com garras poderosas, a fim de permitir a águia para agarrar a presa aquática escorregadia. Embora esta espécie subsiste principalmente em peixes, é oportunista e pode levar uma maior variedade de presas, como aves aquáticas. O seu grito característico é, para muitos, evocativa do espírito ou essência da África. A chamada, estridente quando proferidas por homens, é uma weee-ah, Hyo-hyo ou , heee-ah heeah-heeah.

Distribuição e Habitat
              Esta espécie ainda é bastante comum perto de lagos de água doce, reservatórios e rios, embora às vezes eles podem ser encontrados perto da costa na foz dos rios ou lagoas. Como seu nome sugere, Águias-marinhas--africanas são indígenas para subsaariana da África, que vão na maior parte do continente africano ao sul do Deserto do Saara. Muitos exemplos de locais onde podem ser residentes incluem o rio Orange na África do Sul e Namíbia, o Delta do Okavango, em Botsuana, e Malawi Lake fronteira com seu homônimo país MalawiTanzânia e Moçambique A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é pensado para ocorrer em grande número ao redor dos locais de Lago Vitória e outros grandes lagos que são encontrados na África Central, em particular os lagos do Vale do Rift. A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é uma espécie generalista, necessitando apenas de águas abertas com presas suficiente e um poleiro bom. Isso é evidente pelo número de tipos de habitats que esta espécie pode ser encontrada em, incluindo pastagensbrejospântanosflorestas tropicaisfynbos e até mesmo deserto na fronteira litoral, como a da Namíbia A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) está ausente de zonas áridas, com água de superfície pouco. 

Reprodução
                A época de reprodução da Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é durante a estação seca, quando os níveis de água estão baixos. A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) são acreditados para ser monogâmico - em outras palavras, eles se acasalam para a vida. pares, muitas vezes, manter duas ou mais ninhos, que eles freqüentemente reutilizar. Porque ninhos são reutilizados e construído em cima longo dos anos, os ninhos podem crescer para ser muito grande, alguns 2m alcance (seis metros) de diâmetro e 1,2 m (4 pés) de profundidade. Os ninhos são colocados em uma grande árvore e construído principalmente de varas e outras peças de madeira.
                        A fêmea põe de 1 a 3 ovos, que são principalmente branco com umas poucas manchas avermelhadas. A incubação é feito principalmente pela fêmea, mas o macho irá incubar quando a fêmea sai para caçar. A incubação dura durante 42 a 45 dias antes de nascerem os filhotes. Os ovos eclodem, muitas vezes, alguns dias de intervalo, e o filhote mais velho, geralmente vem a matar qualquer dos pintos mais jovens; esta tática é conhecida como siblicide e também é encontrada em outras aves de rapina. o Crescimento dura 70 a 75 dias, e depois de cerca de 8 semanas o filhote é capaz de alimentar-se e, geralmente, começam a se aventurar fora do ninho duas semanas depois.

Dieta
                  A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) se alimenta principalmente de peixes, que, ao avistar uma presa potencial de uma vara em uma árvore, que atacarão em cima e pega a presa da água com suas garras grandes. A águia então voa de volta para o seu poleiro para comer sua captura.
                   Como outras águias do mar,  A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) tem estruturas em seus dedos do pé chamados spiricules que lhe permite captar peixes e outras presa escorregadias. O Osprey, um visitante de Inverno para a África, também tem essa adaptação. No caso da  A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) pegar um peixe mais de 1,8 kg (4 libras), será demasiado pesado para permitir que esta águia possa manter elevada, de modo que em vez disso, arrastam o peixe ao longo da superfície da água até alcançar a costa. Se ele pega um peixe que é pesado demais para até mesmo permitir que a águia possa sustentar no voo, ele vai cair na água e remar para a costa mais próxima com suas asas.  A Águia-africana (Haliaeetus vocifer) é conhecido por roubar de outras espécies de aves (como Garças Goliath) de sua captura. Este comportamento é conhecido como kleptoparasitism. Ele também se alimentam de aves aquáticas, como patos, pequenas tartarugas e tartarugas, bebê crocodilosflamingos Maiores e flamingos, lagartos, como monitores do Nilo , rãs e carniça. Ocasionalmente, pode ainda transportar fora presa de mamíferos, tais como hyraxes e macacos. Também foi observado alimentando de aves domésticas (galinhas).

Relação com humanos
Conservação
                    Esta espécie está listada como pouco preocupante pela IUCN. O tamanho da população estimada é de cerca de 300.000 unidades com uma área de distribuição de 18.300 mil quilômetros².

Heráldica
                 Os números de aves no Brasão de armas da Namíbia e do brasão de armas da Zâmbia. Ele também aparece no Brasão de armas do Sudão do Sul contra dois cruzaram arbusto lanças e um escudo. 

Galeria de Fotos da Espécie:











































Vídeos da Espécie:










ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120923

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...