20130120

Aguia-Solitária (Harpyhaliaetus solitarius)

A CLASSE DAS AVES

ACCIPITRIFORMES:
ACCIPITRIDAE:
HARPYHALIAETUS:
ESPÉCIE: 000.173:  - Águia-solitária (Harpyhaliaetus solitarius) - Tschudi, 1844.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: - NT - Quase Ameaçada.

          A Águia-Solitária (Harpyhaliaetus solitarius) é uma grande águia Águia Neotropical. É também conhecida como a Águia-preta-solitária.

Habitat
          A Águia-Solitária (Harpyhaliaetus solitarius) é nativa do México e América Central e América do Sul. Ela é encontrada em florestas montanhosas ou colinas, em altitudes entre 600 m e 2.200 m. Os relatórios frequentes de terras baixas são geralmente de outras espécies, normalmente o falcão comum preto; há relatos de terras baixas foram confirmados. É raro em todas as áreas da sua gama e pouco conhecida. Muito pouco se sabe sobre sua dieta, que não parece ter sido muitas vezes antecedendo cobras grandes e um par adulto filhotes de veado foi visto de caça. Os restos de um aracuã foram observados em um ninho.

Aparência
           A Águia-Solitária (Harpyhaliaetus solitarius) adulta é uniformemente cinza escuro, muitas vezes aparecendo preto, com marcas brancas na cauda. É de 63-76 cm de comprimento, pesando 2,75 kg, e tem uma envergadura de 152-188 cm. A figura-se muito similar ao Falcão comum preto, mas é muito maior e tem asas significativamente mais amplas, que se estende quase até à ponta da cauda. As asas excepcionalmente amplos são uma das principais características distintivas desta espécie. Seu corpo também tem muito a aparência de um atarracado.

           O juvenil é marrom e castanho, com marcas ao redor dos olhos. Que de outra forma se assemelha a um adulto.

Relacionamentos
          Estudos recentes têm mostrado que a Águia-Solitária (Harpyhaliaetus solitarius) está intimamente relacionado com os falcões-pretos.

Galeria de Fotos da Espécie












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...