20120318

Gavião-do-Norte (Accipiter gentilis)

ESPÉCIE: 000.017
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitrídeos:
02.1.01: - Accipiter:
02.1.01.17: - Gavião-do-Norte (Accipiter gentilis)
Linaeus, 1758
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: VU - Vulnerável.

Apresentação:
             O Gavião-do-Norte (Accipiter gentilis), do latim acceptore, significando que voa rapidamente, é uma ave de rapina da família Accipitridae, distribuída por todas as regiões temperadas do hemisfério norte. 

                 É a ave que aparece na bandeira dos Açores. O arquipélago dos Açores deve o seu nome ao açor, porque quando os descobridores do arquipélago lá chegaram pensaram ver açores. Mais tarde, concluiriam que as aves eram, afinal, milhafres.

Características: 
         É um ave de rapina diurna, parecida com o falcão, com um comprimento de aproximadamente 50 cm, cor preta e ventre branco com manchas pretas; asas e bico pretos, cauda cinzenta, manchada de branco e pernas amareladas. Era muito apreciado antigamente em falcoaria.                
               A espécie americana, Accipiter atricapillus, mede cerca de 60 cm de comprimento. Estas intrépidas aves, notáveis pelos seus habilidosos voos com que seguem todos os movimentos das suas presas, constituem, juntamente com o gavião, os mais implacáveis inimigos dos passarinhos.

Hábitos alimentares:
          Esta ave caça outras aves menores e pequenos mamíferos confiando no efeito surpresa, aproveitando posições elevadas para o efeito. São predadores oportunistas e as suas principais presas são esquilos, galináceos, piciformes, como pica-paus, e pássaros.

Acasalamento:
             A época de acasalamento é a melhor época para observar esta ave. Nesta época, o seu chamamento, parecido com o da gaivota, torna-o fácil de localizar.

Vídeos da Espécie:


     Fotos da Espécie:







                  
              As fotos estão editadas com nomes de "Açor-milhafre, porém, na verdade se trata de uma espécie de gavião chamada "Gavião-do-norte" conforme: http://en.wikipedia.org/wiki/Accipiter_gentilis.
             As fotos acima, tanto as demais deste blog está disponíveis para downloads para todos os visitantes! São fotografias elaboradas e restauradas no Adobe Photoshop CS5, preparadas para ser usadas em slides no Windows 7, como Wallpaper na área de trabalho do seu Computador. Ja imaginou, ter umas fotos em slide como plano de tela "educativa", que traz para você várias espécies de aves que, talvez, nunca viu? Pensei muito nisso, e como um apaixonado por aves, ou seja: por fotos de aves, decidi criar este blog para divulgar educativamente estas fotos. Há certas espécies que fica difícil encontrar, ou até mesmo impossível, na internet; porém, depois que ingressei neste hobby, percebi que ainda não conheço nem 10% das aves existentes em toda fauna. Quero lembrar ainda que, apesar de ser tão apaixonado por aves, não tenho nenhuma em meu poder, em gaiolas ou viveiros, porque?
               Porque sou contra o cativeiro de aves, sou contra a pessoa "criar" aves! Aves não foi feita para ser criada, domesticada ou aprisionada, ou mesmo ainda, registrada, aniladas e/ou marcadas. As aves não cometem crimes, não destroem o ambiente, não prejudica, de forma alguma, o ser humano, portanto, para que maltratá-las?
                Fico indignado quando pesquisando, vejo as fotografias das aves que foram anilhadas; gente para que isso? Nada justifique a colocação destas coisas nas canelas ou pés das aves. Tanto que não posto uma foto sequer, de uma ave anilhada no meu blog, observe ai, se não conseguir retirar no photoshop, eu anulo a foto, mas não coloco aqui, fotos de aves com objetos nos pés. aprenda comigo, e diga: 
NÃO ao anilhamento das aves.  
NÃO   ao aprisionamento das aves.  
NÃO  à venda e ao contrabando de aves.  
NÃO!
                 Todo o meu trabalho pode ser copiado, tanto vídeo, foto ou texto, até porque: Sou contra a pessoa tirar fotografia de aves ou da natureza e ainda querer ter direitos autorais dos mesmos! Sinta se a vontade, participe, dê sua sugestão, comente!                                                                                                
                       Isto ajuda muito ao desenvolvimento deste trabalho! Obrigado.

ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120318

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...